Coisa dificil é definir amor neh?! Pois é, aceitei o meu desafio de tentar defini-lo, mas, claro que não farei isso sozinha, pedi ajuda pra um grande amigo meu Clive Staples Lewis ou C. S. Lewis para os mais intimos, como eu!!
Bem, segundo o diciónario, amor é: Sentimento de quem deseja muito a felicidade do próximo; Sentimento de apegoe interesse; Paixão.
Superficialmente é isso mesmo, mas vamos aprofundar um pouco mais?
Em um livro C. S. Lewis explora o amor na perspectiva cristã, o livro é: Os Quatro Amores.
Bem neste livro ele começa complicando, mas não entraremos em detalhes maiores.
O amor pra meu amiigo, pode ser dividido em quatro: afeição, amizade, eros e caridade. E apartir desses quatro amores tentaremos definir um pouco do amor, que é um sentimento em que somente Deus tem plenitude, como todas as outras coisas!
Afeição: é o amor fraternal, descrita como o mais natural, emotiva e difundida forma de amor. Natural que existe sem coerção, emotiva porque é resultado do afeto devido à familiaridade e difundido o mais extensamente porque da menos atenção as aquelas julgadas valiosas ou dignas do amor e, em consequência, pode transceder a maioria de fatores discriminatórios.
Amizade: é uma ligação entre pessoas que compartilham um interesse ou uma vida em comum, é mais estreita que o mero COMPANHEIRISMO. A amizade em seu sentido real só exite se houver algo para esta amizade ser embasada, para Lewis é o mais admiráveis dos amores porque ele não olha ao amado, mas ele olha em busca do embasamento -o que deu forma a esse relacionamento-.
Eros: é o amor no sentido de "estar no amor", é o mais perigoso dos amores, pois tem de ser dosado, é distinto da sexualidade, mas, envolve sexualidade que tem um sentido "pagão" e um sentido cristão bem mais amplos e um pouco mais complicado de entender. Pode ser mau se entendido como uma devoção cega, para Lewis "o amor começa a ser um demoníaco" quando tratado como deus.
Caridade: é um amor dirigido a um próximo, não depende de nenhuma qualidade adorável que o objeto do amor possui. Lewis encara este como o maior dos amores, uma virtude propriamente cristã, porem, uma pessoa caridosa demais deve sempre se observar para não gabar-se de todo esse tão belo amor que ameaça todo o seu potencial!
Bem gente, fiz o melhor que pude esperem que todos vocês gostem e que Deus também use isso pra tocar muitos corações conforme a vontade dEle.
Se quiserem ler o livro: Os Quatro Amores/ Editora: Fontes Martins/ Autor: C. S. Lewis
Beeeeijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário